O Exame Citogenético do tipo Cariótipo de Líquido Amniótico é Indicado quando há presença de alterações morfológicas no ultrassom, transluscência nucal alterada, antecedentes familiares ou filho anterior com cromossomopatia e/ou malformação congênita, rearranjo cromossômico nos pais, idade materna avançada (>35 anos), abortos de repetição e risco aumentado para anomalia cromossômica na triagem pré-natal bioquímica de primeiro trimestre.
A coleta é feita a partir da introdução de agulha na parede abdominal materna, realizando a punção do líquido amniótico para obtenção de células fetais. Deve ser realizada a partir da 16ª semana completa de gestação. Não é necessário jejum.
O procedimento de coleta deve ser realizado por profissional especializado em clínicas de medicina fetal ou ambiente hospitalar.
Método: Os cromossomos obtidos a partir da cultura de longa duração de fibroblastos/amniócitos, são analisados numérica e estruturalmente, utilizando a técnica de bandeamento G numa resolução de 400 – 550 bandas.
Este exame não identifica pequenas alterações cromossômicas e mutações gênicas. Além disso, o cariótipo normal não exclui o mosaicismo de baixa frequência.
Principais doenças relacionadas:
- Síndrome de Cri du Chat
- Síndrome de Down
- Síndrome de Edwards
- Síndrome de Klinefelter
- Síndrome de Patau
- Síndrome de Turner
Exames Citogenéticos VitaGene:
- Exame Cariótipo de Sangue Periférico com Banda G
- Exame Cariótipo de Pele Com Banda G – CTP (Fibroblastos)
- Exame Cariótipo de Sangue Fetal com Banda G (Cordocentese)
- Exame Cariótipo de Vilosidade Coriônica
- Exame Cariótipo de Líquido Amniótico (Amniocentese)
- Exame Cariótipo de Restos Ovulares com Banda G (Material de Aborto)
- Exame Cariótipo de Sangue Periférico para Doenças Hematológicas
- Exame Cariótipo de Medula Óssea com Banda G