O Exame Citogenético do tipo Cariótipo de Restos Ovulares com Banda G (Material de Aborto) é indicado para pacientes que apresentam abortos recorrentes, gestação anembrionada, mila hidatiforme parcial e antecedentes familiares de cromossomopatias. É realizado com o intuito de identificar se a causa da perda fetal foi de origem genética ou não.
A coleta do material deve ser realizada em ambientes hospitalares ou ambulatoriais. Enviar preferencialmente o saco gestacional completo, caso não seja possível enviar o material colhido durante a curetagem. O material deve ser enviado imediatamente após a coleta, refrigerado, em frasco estéril contendo soro fisiológico estéril. Não aceitamos o feto inteiro nem partes do feto.
Método: Os cromossomos obtidos a partir de culturas de fibroblastos ou trofoblastos são analisados numérica e estruturalmente, utilizando a técnica de bandeamento G numa resolução de 400 – 550 bandas.
Este exame não identifica pequenas alterações cromossômicas e mutações gênicas.
Podem ocorrer a presença de anormalidades cromossômicas devido à artefatos de cultura (falso-mosaicismo) em células da placenta, não estando presente nas células do feto (mosaicismo confinado à placenta).
Principais Doenças Relacionadas:
- Síndrome de Cri du Chat
- Síndrome de Down
- Síndrome de Edwards
- Síndrome de Klinefelter
- Síndrome de Patau
- Síndrome de Turner
Exames Citogenéticos VitaGene:
- Exame Cariótipo de Sangue Periférico com Banda G
- Exame Cariótipo de Pele Com Banda G – CTP (Fibroblastos)
- Exame Cariótipo de Sangue Fetal com Banda G (Cordocentese)
- Exame Cariótipo de Vilosidade Coriônica
- Exame Cariótipo de Líquido Amniótico (Amniocentese)
- Exame Cariótipo de Restos Ovulares com Banda G (Material de Aborto)
- Exame Cariótipo de Sangue Periférico para Doenças Hematológicas
- Exame Cariótipo de Medula Óssea com Banda G