O Exame Toxicológico é uma análise que tem o objetivo de identificar a presença de substâncias psicoativas, as drogas, no organismo. Com o teste, é possível avaliar o que foi consumido pela pessoa nos 90 dias que antecederam a coleta.
Para alcançar a finalidade do teste, é necessária uma amostra de cabelo ou de pelos do corpo, pois estes estão diretamente ligados à vasos e artérias capilares, desta forma, cada folículo tem seu próprio suprimento de sangue. As substâncias ingeridas pelo indivíduo são absorvidas internamente pelos fios, através da corrente sanguínea que nutre essas regiões.
Com o material colhido a VitaGene estuda a queratina, identificando se há ou não a presença de entorpecentes. A coleta de cabelo ou de pelos do corpo para o exame toxicológico é muito simples e indolor. A única exigência é que os fios devem ter, no mínimo, quatro centímetros de comprimento.
Conhecida como Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista, desde 2015 que o exame toxicológico virou uma norma e é obrigatório para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, nas categorias C, D e E, e é exigido na admissão e no desligamento dos profissionais do transporte.
A nova Lei 14.071 prevê algumas mudanças nos prazos da renovação das carteiras de motoristas, limite de pontuação e da validade para o exame toxicológico. Sancionada no dia 13/10/2020, ela determina que as alterações no CTB passam a valer a partir do dia 12/04/2021.
- Motoristas com CNHs C, D e E, com idade inferior a 70 anos, passam a realizar o exame toxicológico com periodicidade de 2 anos e 6 meses, a contar da data de emissão ou renovação da CNH
- Motoristas acima de 70 anos não precisam renovar o exame toxicológico antes do vencimento da sua CNH
- Motoristas cuja emissão ou renovação da CNH se deu após 13/10/2018 deverão realizar o exame periódico a partir do dia 12/04/2021 e assim sucessivamente
- Os motoristas que não fizerem o periódico do exame toxicológico deverão realizá-lo imediatamente a fim de se evitar as sanções administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro
- Penalidade em 7 pontos na carteira (infração gravíssima), 3 meses de suspensão do direito de dirigir, só retoma o direito após o prazo e é condicionada à realização do exame toxicológico e Pagamento de multa
Informações importantes sobre o Exame Toxicológico da VitaGene:
- Se a pessoa usa tinta nos cabelos/pelos, cremes ou processos químicos para alisamento, não se preocupe, o resultado não sofre interferência
- Substâncias reconhecidas pelo exame toxicológico
- Cocaína e derivados, como o crack
- Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE)
- Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe
- Heroína e Codeína
- Anfetamina, estimulante da atividade do sistema nervoso central
- Metanfetaminas, como meth, ice e speed
- As substâncias ilícitas levam cerca de seis dias para serem absorvidas pela queratina dos fios. O material permanece perceptível por cerca de 180 dias.
- Se a pessoa estiver fazendo o uso de medicamentos com alguma das substâncias citadas, a apresentação da receita médica é indispensável.
Aqui na VitaGene, você terá agilidade e garantia da qualidade na liberação dos resultados, a partir de um moderno parque de máquinas, com investimento constante com base nas inovações disponíveis no mercado!
Informações adicionais:
- Material coletado: Cabelos e/ou Pelos
- Prazo para o resultado: 4 dias úteis